Se Desassosegue também

Ilheense Desassosegado é onde se publica escritos por mim e nossos membros (traduções e/ou artigos de outros sites da Web) apresentamos artigos, fotos e outros para leitura, publicação ou uso Copyleft.
Todos aqui podem ter o interesse de aprender mais, cooperativamente e coletivamente. Nosso objetivo não é ensinar ou de ser tutor, mas o intuito é melhorarmos coletivamente, assistindo-se mutuamente e medrarmos através de um fluxo constante de informações. Acreditamos que "Information want to be free" (a informação quer ser livre) e tornamos ela livre através do corpo-a-corpo comunicativo emergido a partir do jogo educativo de modificações, disecagens, ajustes e discussões.
Enfim, tentativas frutíferas para compreender a tecnologia à nossa volta e dar novos propositos para ela, bem como inserir-lá nas visões criativas individuais. Discutir abertamente qualquer coisa e tudo em nossos artigos, e secções. Não venham esperando um tutorial gratuito na suas áreas de interesse pessoal ou você vai ficar desapontado. Lembre-se, isto não é um restaurante com congeladores abarrotados de conhecimento para que você simplesmente puxe para fora algo pro seu menu livre, mas sim uma pequena clareira nessa selva, onde uma enorme quantidade de missionários-eletrônicos, libertadores, artesãos-combatentes e mulheres entrem para compartilhar, intercambiar e difundir essas informações.
E encontrar-se, livre e/ou modificado depois disso.
Nada mais.
Bem-vindos ...

terça-feira, 9 de junho de 2009

Zero X - Uma moto elétrica que realmente vale a pena

Depois da reportagem sobre o carro eletrico agora falarei da Motocicleta Elétrica, a Zero Motorcycles, lançou recentemente uma moto 100% elétrica que realmente vale a pena conferir, a Zero X.
A moto pesa menos de 70 kg, tem um motor elétrico que gera 23 cv de potência e tanto a potência quanto o torque máximo são atingidos em qualquer regime de rotação do motor. Não tem aquele papo de torque máximo @ 7000 RPM… Acelerou, já está no máximo.


A moto promete uma autonomia de 2 horas com uma carga de bateria. A bateria demora menos de duas horas para se carregar por completo. O desempenho é comparável a das motos 250cc que conhecemos, porém sem fazer barulho e sem emissão de poluentes.

Para desenvolver a moto, nada mais lógico do que em uma COMPETIÇÃO. Fizeram um campeonato de motocross onde apenas estas motos correm. As corridas são o melhor laboratório de desenvolvimento. É por isso que reluto tanto em aceitar as marcas de motos que não tem participação em nenhum tipo de competição.

Lá nos EUA a moto já é vendida, custa quase 7500 dólares. Um preço salgado se compararmos as motos a gasolina, porém, nada absurdamente tão caro que não possa ser comprado. A tendência é que este tipo de moto fique cada vez mais acessível ao longo do tempo.

É interessante o esquema de funcionamento desta moto. É apenas um motor elétrico, de dimensões bem reduzidas, alimentado por uma bateria que gera 300 amperes. O quadro da moto é todo de alumínio, assim como as rodas.


Veja um pequeno vídeo da moto em ação:


A moto é meio feia, eu concordo, mas ela já está bem próxima do que seria um produto viável para substituir as motos com motores a combustão.

No Brasil já se vende alguns modelos de motocicletas elétricas inclusive fabricadas aqui e com tecnologia nácional, só no campo do marketing que os gringos estão na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário