Se Desassosegue também

Ilheense Desassosegado é onde se publica escritos por mim e nossos membros (traduções e/ou artigos de outros sites da Web) apresentamos artigos, fotos e outros para leitura, publicação ou uso Copyleft.
Todos aqui podem ter o interesse de aprender mais, cooperativamente e coletivamente. Nosso objetivo não é ensinar ou de ser tutor, mas o intuito é melhorarmos coletivamente, assistindo-se mutuamente e medrarmos através de um fluxo constante de informações. Acreditamos que "Information want to be free" (a informação quer ser livre) e tornamos ela livre através do corpo-a-corpo comunicativo emergido a partir do jogo educativo de modificações, disecagens, ajustes e discussões.
Enfim, tentativas frutíferas para compreender a tecnologia à nossa volta e dar novos propositos para ela, bem como inserir-lá nas visões criativas individuais. Discutir abertamente qualquer coisa e tudo em nossos artigos, e secções. Não venham esperando um tutorial gratuito na suas áreas de interesse pessoal ou você vai ficar desapontado. Lembre-se, isto não é um restaurante com congeladores abarrotados de conhecimento para que você simplesmente puxe para fora algo pro seu menu livre, mas sim uma pequena clareira nessa selva, onde uma enorme quantidade de missionários-eletrônicos, libertadores, artesãos-combatentes e mulheres entrem para compartilhar, intercambiar e difundir essas informações.
E encontrar-se, livre e/ou modificado depois disso.
Nada mais.
Bem-vindos ...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Rede sem fio gratuita cobre cidade do Piauí

Internet sem fio gratuita em toda a cidade é um sonho que parece muito distante. No único cantinho litorâneo do Piauí, no entanto, isso já virou realidade. A cidade de Parnaíba, ao norte do estado, está em processo de implantação de internet gratuita para mais de 140 mil habitantes e em locais estratégicos nas áreas de educação, saúde e segurança. O projeto é da Motorola e está sendo realizado pela Safety Way em parceria com a Interway, como parte da primeira fase do projeto Parnaíba Digital, que tem como objetivo democratizar o acesso à informação para toda a população com o uso da internet. A interligação das secretariais municipais e da Câmara dos Vereadores foi o primeiro passo, seguido pelos órgãos de saúde e de segurança pública, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as instalações da Academia de Polícia Militar. Após a finalização desse processo, mais de 100 escolas receberam conexão à internet, para uso dos alunos em sala de aula e também para o aperfeiçoamento dos professores e a melhora na comunicação entre os departamentos. Assim, com as chamadas “ilhas Wi-Fi”, a população e os turistas de Parnaíba já contam com acesso à internet sem-fio no Aeroporto Internacional João Silva Filho, no Terminal Rodoviário Interestadual, na Praça de Eventos, Universidades Federal e Estadual do Piauí, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Porto das Barcas. A segunda fase do projeto contemplará a instalação de câmeras digitais sem fio em pontos estratégicos de Parnaíba, que transmitirão as imagens para uma central de vigilância da Guarda Civil Municipal. Além disso, está prevista a conexão de todo o sistema público de saúde à rede, o que favorecerá a população no agendamento de consultas e no levantamento de histórico clínico dos pacientes. O projeto também beneficiará a área da educação pública, que prevê a inclusão digital dos estudantes com o desenvolvimento de bibliotecas virtuais nas instituições de ensino, além da criação de telecentros.Parnaíba está localizada a 330 quilômetros de Teresina e é a segunda cidade mais populosa do Estado do Piauí, com mais de 140 mil habitantes. Na etapa final do Projeto Parnaíba Digital, será disponibilizada internet gratuita para toda a população, mediante o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Será que aquele empresário que usa tecnologia pra trabalhar vai vir aqui pra Ilhéus depois dessa??!! Uma cidade que nem no seu aeroporto se oferece internet Wireless gratuita. E outra, as dezenas de empresas de informática instaladas na cidade só lucram e exploram nossa mão de obra barata e nada, escrevi NADA, dão como retorno ao nosso municipio. Cabe a reflexão e mais ações dos nossos governantes bem como de nós moradores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário