Se Desassosegue também

Ilheense Desassosegado é onde se publica escritos por mim e nossos membros (traduções e/ou artigos de outros sites da Web) apresentamos artigos, fotos e outros para leitura, publicação ou uso Copyleft.
Todos aqui podem ter o interesse de aprender mais, cooperativamente e coletivamente. Nosso objetivo não é ensinar ou de ser tutor, mas o intuito é melhorarmos coletivamente, assistindo-se mutuamente e medrarmos através de um fluxo constante de informações. Acreditamos que "Information want to be free" (a informação quer ser livre) e tornamos ela livre através do corpo-a-corpo comunicativo emergido a partir do jogo educativo de modificações, disecagens, ajustes e discussões.
Enfim, tentativas frutíferas para compreender a tecnologia à nossa volta e dar novos propositos para ela, bem como inserir-lá nas visões criativas individuais. Discutir abertamente qualquer coisa e tudo em nossos artigos, e secções. Não venham esperando um tutorial gratuito na suas áreas de interesse pessoal ou você vai ficar desapontado. Lembre-se, isto não é um restaurante com congeladores abarrotados de conhecimento para que você simplesmente puxe para fora algo pro seu menu livre, mas sim uma pequena clareira nessa selva, onde uma enorme quantidade de missionários-eletrônicos, libertadores, artesãos-combatentes e mulheres entrem para compartilhar, intercambiar e difundir essas informações.
E encontrar-se, livre e/ou modificado depois disso.
Nada mais.
Bem-vindos ...

sábado, 6 de junho de 2009

Multa e prisão para os responsáveis pelo The Pirate Bay

Fui surpreendido com a notícia de que o pessoal do The Pirate Bay havia perdido o primeiro julgamento do processo que vem rolando há algum tempo. Surpreso porque isso abre precedentes para um monte de serviços bons saírem do ar, pelo mesmo motivo, à exemplo do Google.
O The Pirate Bay é um serviço - entre muitos outros existentes - de agregação e busca de arquivos .torrent. Esses arquivos, são apontadores de outros arquivos em servidores P2P (Peer to Peer - redes dinâmicas de troca de arquivos entre pessoas que estão conectadas ao mesmo tempo). É um conceito um pouco complicado para quem começa ou nunca ouviu falar, então vou usar uma analogia.
Feira dos Torrents

Imagine, por exemplo, uma feira do rolo, uma feira de trocas, aberta, onde qualquer um pode vir diariamente a um local qualquer (que muda todos os dias) e começar a trocar mercadorias por outras mercadorias. Agora imagine que, para facilitar a descoberta dessas mercadorias, existam panfletos que indicam quem está com determinado produto, onde está dentro da feira e em que condições o produto está (novo, usado, quebrado, etc). Isso é um arquivo .torrent.
Só que cada pessoa que chega na feira, leva os seus panfletos. Alguém, então, resolve pegar os panfletos de todo mundo, organizá-los, fazer cópias e distribuí-los na entrada da feira entre as pessoas que chegam. Dessa forma, ao chegar, a pessoa já consegue saber onde estão as pessoas que possuem o produto que elas estão interessadas e chegar até elas de forma mais fácil.
Pois bem. O site The Pirate Bay é um panfleteiro.

Querem prender o panfleteiro

or pressão internacional (cof cof EUA cof cof), conseguiram mover uma ação anti-pirataria contra os mantenedores do site e hoje saiu a primeira sentença: prisão de um ano para os responsáveis, mais multa de U$ 3.5 MM (três milhões e meio de dólares). Eles ainda irão para o segundo round e podem apelar para a suprema corte, mas a primeira decisão já desperta (em mim, pelo menos) o sentido aranha detector de roubada no último.
Se o TPB, que não hospeda nenhum arquivo pirata, apenas aponta para onde eles estão - em termos técnicos: indexa - tem a possibilidade de perder uma ação como essa, vai chover processo em cima de todo e qualquer mecanismo de busca e indexação de conteúdo que existe hoje na Internet. E se forem bem sucedidos, isso pode ser simplesmente o fim da Internet como a conhecemos. Simples assim.
Google, Yahoo, Live Search, Astalavista (tá bom, esse é óbvio) deixam de existir, pois também indexam conteúdo de terceiros, muitos dos quais com copyright. Daí para começarem a derrubar redes de relacionamento, como Facebook e Orkut, por possibilitarem a inserção de links para material sob copyright, é um pulo. Afinal, se não existe o Google, onde as pessoas vão procurar as coisas? Nas redes sociais, por MSN, nas redes P2P (até serem derrubadas), etc. A Internet como um todo é um grande celeiro de maldades, pirataria, pornografia e crimes. Assim será vista e tratada a partir de então.

Compartilhar é a essência da Internet

Acho que eles não entenderam e lutam contra isso. A Justiça, talvez o “departamento” mais atrasado e engessado de toda a história da humanidade, sempre optou por eliminar o que não entende e não sabe lidar, e mais uma vez está tentando fazer valer sua vontade, não alcançando o estrago e possível colapso que essa direção pode ocasionar não só na Internet como espaço virtual de compartilhamento de arquivos, mas no mercado mundial, na economia, na vida das pessoas.
Exagero? Talvez, mas se você fizer uma analogia com a eletricidade ou algum outro serviço que hoje considere “básico”, verá que não. Imaginem proibir ligarem equipamentos na tomada. Não proibiram a eletricidade, apenas o seu uso ;-). E não vem me dizer que não proibiram o acesso a sites de compartilhamento. Você já ouviu falar em “precedente”, pois não?
Bom, queria apenas compartilhar o que estou sentindo e deixar a bola com vocês. Vamos acompanhar e (pelo menos eu) torcer para que a situação mude no segundo julgamento e na apelação ao supremo.
Se você quiser acompanhar, a turma do TPB fez uns videos para a imprensa e interessados além de publicar posts contantemente em seu blog. Se seu apoio vai além de acompanhar os fatos, pode declará-lo comprando uma camiseta. Sei lá, vai que ajuda a pagar a multa, se ela valer mesmo (pé-de-pato mangalô 3 vezes toc toc toc …).
PS: A imagem que ilustra esse texto é, a partir de hoje e até resolverem essa quizumba, meu avatar no Twitter, em apoio e solidariedade à turma do The Pirate Bay. Convido a todos os que compartilham dos mesmos sentimentos a fazerem o mesmo com seus avatares do Twitter, MSN, Orkut, etc. Se não tem habilidades gráficas, gere o seu aqui ou aqui. P-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário