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quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Chevrolet Volt terá consumo equivalente a 97,78 km/l



Em setembro do ano passado, durante as comemorações do centenário da empresa, a GM apresentou um carro que prometia ser histórico: o Chevrolet Volt. De lá para cá a GM pediu concordata e saiu dela, mas o Volt, segundo a empresa, continua firme nos trilhos, ainda que a promessa de que ele seria o primeiro carro elétrico de autonomia estendida tenha ido para o vinagre. Quem ganhou a parada foi o Fisker Karma, cujas vendas devem começar até o final deste ano. O Volt está prometido para 2011, agora. A diferença entre os dois é que o Karma será um modelo de luxo, enquanto o Volt terá produção em números mais expressivos e preço mais baixo. Além disso, o GM prometeu algo que vai encher os olhos de muita gente: um consumo equivalente a 97,78 km/l. Na cidade.

Mas como pode um carro elétrico ter consumo de combustível? Simples. Como diz o nome, o Volt é um elétrico de autonomia estendida, o que equivale a dizer que ele tem baterias e, quando a carga dessas baterias está perto do fim, ele usa um motor a combustão para recarregá-las. É por isso que a GM diz que o consumo pode ser até menor, se o dono dos futuros Volt se lembrar de colocá-lo na tomada toda noite.

Só com essa carga o Volt conseguirá percorrer até 60 km por dia, o suficiente na maioria dos deslocamentos urbanos. Com o motor a combustão funcionando, ele consegue rodar até 1.030 km com um tanque de combustível. É de dar inveja aos melhores diesel do mercado.

Com 4,40 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,43 de altura e um entreeixos de 2,69 m, o Volt tem velocidade máxima limitada a 161 km/h para preservar suas baterias de íons de lítio. Com 301 l de porta-malas, o Volt carrega só quatro pessoas. O quinto passageiro foi sacrificado pelo pacote de baterias instalado onde, em carros comuns, vai o túnel da transmissão.

Falava-se que o motor a combustão do Volt seria um três-clindros da Família 0, mas agora o que será usado para carregar as baterias do Volt é um 1,4-litro ainda sem muitos detalhes divulgados. O mesmo motor, com turbocompressor e 140 cv, será usado no Chevrolet Cruze que será vendido nos EUA. Como este sedã também será vendido por aqui, é bem capaz que ele também equipe a versão brasileira do Cruze.

Carregador

Além de anunciar a economia estimada para o carro, a GM também informou o sistema que será usado para carregá-lo. O Volt será vendido com um carregador portátil para redes de 110V que poderá ser ligado em qualquer tomada comum. A recarga completa levará de seis a oito horas.

Para quem quiser um processo mais rápido, há também a opção de um carregador que pode ser instalado na garagem de casa. Ligado à rede de 220V, ele não é portátil, mas fixo, uma exigência das autoridades norte-americanas. Com ele, a recarga levará de três a quatro horas.

Enquanto não surge uma padronização para os carregadores de carros elétricos, a GM adotou o plugue J1772 para carregar o Volt. Segundo a empresa, ele é bastante resistente e seguro o suficiente para que mesmo o mais perdido dos motoristas não corra o risco de levar um choque.

Choque, mesmo, seria o Volt ser vendido no Brasil. Quando for lançado, ele deve ser comercializado apenas nos EUA e na Europa. Países emergentes, aparentemente, levarão muito mais tempo para conseguir comprar um veículo elétrico tão sofisticado, a não ser para aqueles clientes com condição de mandar importar o carro que quiserem. Pelo menos nesse quesito gostaríamos de ficar completamente chocados.

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