Se Desassosegue também

Ilheense Desassosegado é onde se publica escritos por mim e nossos membros (traduções e/ou artigos de outros sites da Web) apresentamos artigos, fotos e outros para leitura, publicação ou uso Copyleft.
Todos aqui podem ter o interesse de aprender mais, cooperativamente e coletivamente. Nosso objetivo não é ensinar ou de ser tutor, mas o intuito é melhorarmos coletivamente, assistindo-se mutuamente e medrarmos através de um fluxo constante de informações. Acreditamos que "Information want to be free" (a informação quer ser livre) e tornamos ela livre através do corpo-a-corpo comunicativo emergido a partir do jogo educativo de modificações, disecagens, ajustes e discussões.
Enfim, tentativas frutíferas para compreender a tecnologia à nossa volta e dar novos propositos para ela, bem como inserir-lá nas visões criativas individuais. Discutir abertamente qualquer coisa e tudo em nossos artigos, e secções. Não venham esperando um tutorial gratuito na suas áreas de interesse pessoal ou você vai ficar desapontado. Lembre-se, isto não é um restaurante com congeladores abarrotados de conhecimento para que você simplesmente puxe para fora algo pro seu menu livre, mas sim uma pequena clareira nessa selva, onde uma enorme quantidade de missionários-eletrônicos, libertadores, artesãos-combatentes e mulheres entrem para compartilhar, intercambiar e difundir essas informações.
E encontrar-se, livre e/ou modificado depois disso.
Nada mais.
Bem-vindos ...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um Google para reger eles

Todo mundo adora o Google, sim? Faz com que a Internet funcione, responde às nossas perguntas, bem como é amigável e gratuito. Brand Channel o considerou a marca do ano, número um do mundo. [http://www.brandchannel.com/start1.asp?id=143] A Apple colocou o Google direito na interface do seu novo navegador o Safari. Google está se tornando essencial, talvez mesmo onipotente. E é esse o problema. O Google está rapidamente se tornando a maior ameaça ao redor da liberdade na internet gratuita.
A algum tempo atrás Saw Howard Reingold [http://www.smartmobs.com/index.html] falou sobre a KQEDs Media Salon. No final do debate, o moderador (cujo nome me escapa, desculpe) colocou uma questão muito interessante. Ele menciona que, apesar de ser do meio de televisivo, ele sugere que a TV nunca foi inventada. O impacto negativo que ela tem sobre a cultura pesa muito mais que os seus benefícios, pelo menos na opinião dele. A questão que ele perguntou foi:

"O que podemos fazer agora para não voltarmos para trás uns 10 anos e desejando que a internet nunca existisse?"

Minha cabeça enrolou em torno de como a conversa continuou. Todos os receios sobre os meios de comunicação habituais - monopólios, baby bells, governos e BBB's. A Internet acrescenta poderes. Todas as legítimas ameaças externas, mas eu fiquei muito preocupada. A arquitetura da Internet ainda incentiva a livre expressão, e ainda estou para ver um modelo pelo qual nenhuma destas forças poderia realmente se aproveitar desse controle. Não que isso seja impossível, mas não estou insone, ainda.

Minha mente se manteve correndo. Quando houve uma ameaça legítima da Internet, sendo controlada? Ele me bateu. O Google. O mais poderoso endereço on-line, a mais poderosa organização online. E estamos felizes dando lhe esse poder. Por uma boa razão, também, ele é o melhor buscador da Web. Mas como este poder aumenta melhores modos de nos fazer ameaças nos apresenta.

Contamos com o Google para retornar as melhores respostas pra nossas pesquisas. E suas buscas ganharam a nossa confiança por bons resultados. Até agora tá tudo bem. Mas o Google tem o poder para alterar os resultados de pesquisa. Pode nos apontar sensivelmente para websites em favor de uma perspectiva política. Se o Google bloqueia um site, de que outra forma encontriamos esse site hoje? É bem fácil se colocar alguma coisa online atualmente, mas é
inútil se ninguém pode encontrá-lo.

Motores de busca são altamente centralizado. Há apenas um punhado de empresas que oferecem esse serviço. Uma vez que o volume de informações cresce, é provável que criar um novo motor de pesquisa custará cada vez mais caro. O resultado? Uma indústria que é relativamente fácil de se controlar. Controle o Google e você tem a Internet em um ""estado de espera". Controle o Google e as poucas empresas que competem com ele e você tem a Internet em "travada".

O Google já mostrou alguns sinais de aviso. Eles têm cedido às pressões da Cientologia e da China e limitando os resultados da pesquisa. Eles deixam todas decisões morais para um de seus fundadores. [http://www.wired.com/wired/archive/11.01/google.html?pg=1&topic=&topic_set =] Até agora ele parece estar fazendo um trabalho decente, mas quanto tempo isso vai durar? O que acontece quando se o Google torna-se uma corporação de publicidade ? E seus lucros começam a regredir? O que acontece se o FBI bate em sua porta e lhe pede para restringir o acesso a "subversivo" websites.

Quanto mais nós amamos o Google mais poder damos a ele. É um clássico captura-22, usar o Google e ele ganha o poder de nos utilizar. E mais importante, aumenta a capacidade de outros poderes para usar o Google para nos usar. E como a internet se torna cada vez mais corporativa e governos a enxerga cada vez mais como uma ameaça, os riscos aumentam. Há um século atrás, a rádio e a televisão foram ambos visto como libertador, tecnologias democráticas. E quando usadas corretamente elas podem ser. Mas eles raramente são usados de modo correto atualmente. Vamos ter certeza de que a Internet não cairá na mesma armadilha.

O que podemos fazer? Reforçar concorrentes do Google possa ajudar um pouco, mas significa sobreviver com inferioridade nos resultados de pesquisa. Mas se quiser teste HotBot permitirá que você procure usando 4 motores de busca diferentes, um é o Google, mas Inktomi , FAST e Teoma também estão disponíveis.

Uma ideia para o LazyWeb é um motor de pesquisa descentralizado e de computação distribuída. O processamento e armazenamento de resultados de pesquisa podem ser feitos em milhões de computadores durante sua inatividade, tipo funciona o SETI @ home. A mecânica de um sistema desse tipo estão além de mim, por isso só posso esperar uma de sua possibilidade.

Até então tudo o que realmente é a fé que o Google e empresas iram retornar resultados fiáveis. "A informação quer ser livre", sim eu espero que sim. Mas é óbvio que muita gente deseja controlar essas informações. E se queremos que ela seja/esteja livre, então temos de continuar a construir as ferramentas que irá mantê-la dessa forma.

http://www.abe1x.org/blog/archives/000040.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário